sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Torta Chilena de Carne com Milho

Quando comecei a ler essa receita no "Recepedia.com" fiquei imediatamente louca de vontade de experimentar essa torta chilena. É realmente uma delícia e foi aprovadíssima pelo meu marido, o Thiago! Mas percebi que poderia ter feito a torta com bem menos trabalho! Vamos aos ingredientes:


Óleo a gosto;
Sal a gosto;
7 espigas de milho (Usei 3 espigas e mais uma latinha de milho verde em conserva);
350g de carne moída (Usei 1kg);
1 colher de chá de molho picante;
1 colher de chá de cominho (Não usei porque não gosto);
1 cebola picada;
2 dentes de alho picados;
2 ovos cozidos (Usei 4);
1l de leite (Usei 500ml);
Açúcar a gosto (Não usei);
Manjericão a gosto.


Preparo:
Pique ou esprema o alho e reserve. Numa frigideira quente com um pouco de óleo ou azeite, coloque a cebola e, quando estiver transparente, junte o alho e cozinhe por mais uns dois minutos. Acrescente a carne moída já temperada com sal, adicione molho picante (usei molho de pimenta) a gosto. Misture em fogo baixo até que a carne fique bem cozida.

Na receita original pede-se para ralar as espigas de milho e cozinhar numa frigideira com óleo em fogo bem baixo, adicionar açúcar e mexer bem. Em seguida, acrescentar o leite aos poucos e mexer até engrossar. Retirar do fogo e acrescentar as folhas de manjericão.


Eu cozinhei as espigas numa panela de pressão e as ralei com os grãos já cozidos. Aí, percebi que não há necessidade disso. Se tivesse usado latinhas de milho verde em conserva daria certo do mesmo jeito e o sabor continuaria bom também. Em seguida, bati os grãos no liquidificador com 500ml de leite e mais uma latinha de milho em conserva (porque achei que 3 espigas foram pouco). Aí sim levei ao fogo até engrossar. Por fim, acrescentei umas folhinhas do meu pé de manjericão-roxo.

Cozinhei 4 ovos e os cortei em redelas.

Estando tudo pronto, comecei a montar a torta. Numa forma redonda, coloquei toda a carne primeiro, depois as rodelas de ovos, e um pouquinho de sal para temperá-las. Por fim, o creme de milho. A receita do "Recepedia.com" diz para polvilhar com farinha de rosca. Eu polvilhei um pouquinho, mas achei que ficaria melhor polvilhar com queijo parmesão. Levei ao forno por mais ou menos uns 40 minutos (até o creme de milho estar dourado).

Fizemos uma saladinha verde para acompanhar e ficou uma delícia! O prato que é, na verdade, um acompanhamento, pode, na minha opinião, ser servido como prato principal!


Nenhum comentário: