sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Babaganuche de Jiló

Eu acompanhei o Chef Claude Troigros no programa "Que Marravilha!" da GNT preparando essa receita, e, como adoro a culinária árabe em geral, fiz o teste em casa para saber se daria certo mesmo! Deu! Ficou uma delícia! O babaganuche é ótimo para comer com uma pastinha, biscoitos aperitivos e torradas.

A receita do site do Programa "Que Marravilha!" é a que segue abaixo. Entretanto, acho que se eu não tivesse assistido ao episódio, não saberia fazer o babaganuche só com a leitura dela. Então, vou dando uns "pitacos" ao longo da descrição.

Para tirar o amargor do jiló:
Ingredientes:
1l de água;
Suco de 3 limões;
100g de sal.



Modo de preparo:
Corte os jilós em dois e faça vários furinhos com um garfo. Misture a água, o suco de limão e o sal. Coloque os jilós nesta solução e deixe-os marinando por 20 minutos. Eu usei 6 jilós médios.

Para fazer o babaganuche:
Ingredientes:
8 jilós grandes (Usei 6 jilós.);
100g de tahine;
Meia colher de mel (Usei meia colher de sopa);
Suco de 2 limões (O Claude usou o siciliano);
50g de pão de forma ralado (Pesei na minha balança e 50g equivalem a mais ou menos 2 fatias sem as cascas);
60ml de azeite extra virgem;
Hortelã picada;
Pimenta líquida (Usei molho de pimenta.);
Sal.

Modo de preparo:
Retire os jilós da água e esprema bastante para sair a água. Coloque num tabuleiro, regue com bastante azeite, e asse no forno a 180°C por cerca de 40 minutos. Quando estiver pronto, retire a polpa de dentro do jiló com a ajuda de uma colher de café, sem danificar a casca, e deixe esfriar.
Jilós já assados!
Polpa dos jilós!
À polpa do jiló, misture a tahine, o mel, o molho de pimenta, o pão de forma ralado e hortelã a gosto. Em seguida, coloque o azeite. Por fim, coloque o suco de limões e sal também a gosto. Agora basta rechear as cascas dos jilós e guardar na geladeira por, no mínimo, uma hora. (Na verdade, eu não recheei as cascas.) Seguindo todo o processo, a pastinha ficou assim:

Fiz um potinho para mim e outro para dar de presente. Achei que a embalagem ficou bonitinha:

Um comentário:

Linhas e Farinhas disse...

Espetacular! E olha que eu nem gosto de jiló!!!!!!!!!!